Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Pescadores de baile

Com o intuito de esquecer um grande robalo perdido ao spinning este passado fim de semana, que depois de se mandar à amostras praticamente debaixo dos meus pés, fez questão de arrancar repentinamente mar dentro sen dó nem piedade endireitando as 2 fateixas da amostra, ainda teve o descaramento de dar ao rabo como que a despedir-se de mim, deixando-me boquiaberto.
Vou afogar as máguas do baile que levei, com um relato de uma pescaria realizada em Agosto do ano passado, no convívio de pesca da festa anual da Assenta.  
As festas já foram mas ficam as boas recordações, pescadores com quem da gosto estar e que vale a pena partilhar um dia de mar.
Com o júnior de férias, o dia foi para ele, contamos ainda com a companhia do João Cardoso que quis ir conhecer uns cantinhos na Ursa. 
 Olha o sargo veado, logicamente foi devolvido pelo seu elevado porte he he he



 Chamado pescar à patrão, só não é deitado porque não dá jeito!!!




O peixe não abundou, o mar e a cor das aguas também não contribuiram muito, ainda assim deu para fazer o gosto ao dedo com uns sargotes e umas tainhas.
O grande vencedor neste dia foi o António Malaquias com 15675pts, o Paulo Marques ficou em 2º com 13040pts e a fechar o pódio ficou o João Rodrigues com 12170pts, o João Franco ainda conseguiu ficar em 12º lugar.

Como era dia de festa, após o almoço e entrega dos prémios, ouve ainda tempo para assistir a umas modas de um rancho folclórico da zona saloia. 
Basicamente foi o que me aconteceu neste passado fim de semana, o robalão deixou-me a dançar o corridinho..........   


Tão cedo não me vou esquecer deste corridinho :(  
Abraços e todos e bons lances.
 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Aqui vamos nós de novo

Ora caros leitores e amigos, este domingo demos início a mais um campeonato de pesca na Bordinheira, conta já com 9 edições.
Com a mudança de direcção na associação, que foi praticamente toda renovada, repleta de rapaziada nova, os preparativos foram feitos com muito afinco e dedicação redobrada, para receber bem, como manda a regra desta casa.
O tempo é que não colaborou connosco, tendo a chuva e mar alterado marcado presença,  inibindo os menos corajosos a sair da cama para uma dura jornada competitiva.
Apesar das muitas faltas sentidas, por variados motivos, ainda compareceram ao convite 30 pescadores, além dos mais catedráticos, apareceram algumas caras novas, dispostos a pescar e conviver.
Após a concentração matinal na sede, dada a habitual palestra, lá arrancamos todos para o mar, eu como já vem sendo habitual quis apadrinhar um pescador novo nestas andanças, o jovem Miguel Arrenega que veio do Bárrio em Alcobaça, desafiei-o a vir pescar comigo, uma forma de ele não se sentir tão deslocado, além de tentar proporcionar-lhe um bom dia de pesca mas acima de tudo poder partilhar com ele algum do meu conhecimento.
A caminho do mar, íamos conversando e trocando algumas ideias, sem destino estipulado, fomos para a zona da Ericeira, tentando fugir das aguas mais turvas.
Antes de decidirmos onde íamos pescar, mostrei-lhe meia dúzia de bons spots, finalmente lá nos decidimos, descemos em Ribeira Dílhas e após uma longa caminhada chegamos ao Cavalinho.
Inicie os rituais habituais do típico pescador de bóia, preparar o engodo de sardinha, fazer uns lombos de sardinha para isco, e esticar as canas.
Devo dizer que já tinha muitas saudades de sentir o cheiro do engodo em contacto como o mar, pois praticamente à 2 meses que não pescava.
O primeiro pesqueiro foi um verdadeiro fiasco, durante uma hora nem um único toque de peixe para ambos, sem hesitações decidimos mudar de pesqueiro.


Foi nos Guiões que fiz o gosto ao dedo, lá demos com uns peixes, ainda que manhosos tirei 3 bons sargos e uma tainha, ainda deixei fugir mais 2 sargos que se desferraram, o Miguel teve alguns toques mas não conseguiu ferrar nenhum peixe.
Com o subir da maré fomos obrigados a mudar de pesqueiro, fizemos mais 3 pesqueiros, onde apenas consegui apanhar mais uma tainha, o Miguel acabou por não conseguir safar a grade, mas ainda assim saiu do mar bastante satisfeito.

Depois da pesagem realizada, banhinhos tomados com agua fria, podem agradecer ao gajo(eu) que se esqueceu de ligar a caldeira he he he.
Depois de almoçarmos uma bela e farta feijoada, não podíamos terminar o dia sem premiar os grandes vencedores desta jornada.
Em 1º lugar com 11610pts ficou o David Forcada, em 2º lugar com 8710pts ficou o Paulo Marques, a fechar o pódio ficou o Paulo Ribeiro totalizando 7750pts.

Eu acabei por ficar em 6º lugar com 6960pts, não sendo uma grande classificação é bem melhor que a  21ª posição da primeira prova do ano passado.
Diz o ditado que o primeiro milho é para os pardais, vamos ver o que nos reserva a próxima jornada e o desenrolar dos acontecimentos.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Um numero bem redondinho

500.000 visualizações, um numero bem redondinho!!!
Este mês faz 7 anos que criei o blog, posso dizer que só tenho motivos para estar satisfeito, tenho conseguido estabelecer boas amizades, ao longo destes 7 anos realizei pescarias memoráveis, algumas são historias que nunca esquecerei, não pelos peixes que capturei mas pelo contexto em que foram vividas.
Não tenho duvidas que os objectivos foram largamente superados, tenho tentado cativar novos pescadores a participarem nos concursos de pesca, tenho tentado mudar mentalidades, coisa que se tem revelado um enorme desafio e tarefa bem complicada.
Tenho sido meio de divulgação e promoção dos mesmos, além de divulgar o tipo de pesca que mais gosto de fazer Bóia Ligeira.
Como nem tudo é um mar de rosas, também tive algumas criticas e arrufos, na minha cabeça não importa se falam bem ou mal, o importante é continuar a ser a pessoa que sempre fui, e se mudar que seja para melhor.
Quero ainda deixar um agradecimento a todos seguidores e amigos deste meu/nosso diário de pesca, tem sido uma enorme satisfação partilhar historias de pesca com todos vós.
Deixo esta fotomontagem que publiquei quando completei as 50.000 visitas, pois a mensagem passada no video continua a ser a mesma, divertir-me e estar com bons amigos que partilham o gosto por este nosso desporto, a PESCA.
Muito obrigado a todos os que de uma forma ou de outra fazem parte desta história.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...